top of page
Foto do escritorG.O. Novo Pentecostes

Necessário vos é Nascer de novo

Atualizado: 4 de set. de 2020

Numa conversa entre sábios, de um lado o Mestre dos mestres, Jesus, do outro um príncipe judeu, Nicodemos o autor Sagrado revela inúmeros ensinamentos para vivermos genuinamente nossa vocação batismal. Você sabia que o Batismo no Espírito Santo tem duas Dimensões? O que estas duas dimensões do batismo no Espírito pode me proporcionar? Será que estou aberto para receber a graça redentora e regeneradora desta experiência? Efusão do Espírito, uma realidade de vida necessária na vida dos cristãos!


“Necessário vos é Nascer de novo (Jo 3,1-8)”


O Batismo está ligado ao renascimento, um nascer de novo, nesta conversa de Jesus com Nicodemos que era membro do Sinédrio (conselho/assembleia formado pelos anciãos de Israel da classe dominante, a suprema corte) nos é revelado as suas duas dimensões do batismo na seguinte expressão: “Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus."(5)


Imagem/Reprodução: Internet-Divulgação

A primeira dimensão do Batismo no Espírito Santo é uma abordagem teológica, e está ligado à “renascer da água” que nos remete ao Sacramento, que só podemos receber uma única vez (Ef 4,5) onde recebemos a graça de Deus, a marca de Cristo expressa em sua 5 chagas, o Seu selo indelével de pertença, sua filiação Divina (IJo 3,1), por isso o chamamos de Pai Nosso, nos tornamos membros de sua família, pois somos introduzidos na comunidade Cristã, ganhamos o nome de cristãos, e o melhor, os dons infusos do Espírito Santo, isso mesmo, infusão que significa de fora para dentro.


A segunda dimensão do Batismo no Espírito Santo é uma abordagem Carismática, que está ligado à “renascer do Espírito” que nos remete ao termo experiencial, e aqui vale um adendo, a expressão “experiencial” é a mais adequada porque é derivada de “experiência de vida” diferente da expressão experimental, por não se tratar de um experimento. Nessa dimensão diferente da anterior, temos a possibilidade de receber inúmeras vezes, porque não dizer, todos os dias, a cada deslocamento para Igreja seja para participar da Santa Missa, Retiro ou do Grupo de Oração, ou até mesmo dentro de casa em nossa oração pessoal, ou por uma transmissão nas redes sociais das opções mencionadas. Agora somos submetidos pela Efusão (de dentro para fora) potencializar e externalizar tudo o que recebemos por meio do Sacramento, todos os dons e carismas.


No Sacramento recebemos os 7 dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. Estes nos remetem aos frutos do Espírito Santo: Caridade (amor), Alegria, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fé (Fidelidade), Mansidão e Temperança (Auto Domínio). Para que tudo isso seja aflorado e desenvolvido em nós, necessário é darmos uma abertura cada vez maior para ação do Espírito, que nos impulsiona, e desperta em nós o desejo pelo novo, pelas coisas do alto, por uma mudança de vida, introduz-nos na Vida no Espírito, causando-nos uma “Metanóia” que significa mudança de mentalidade!


Que possamos por meio desta palavra reconhecer que “necessário vos é nascer de novo” e busquemos adentrar neste mistério, trilhar nestas duas dimensões que nos possibilitará viver o novo de Deus, a renunciar-mos uma vida velha, profana, nos libertar do pecado e seus vícios, a ser diferentes num mundo de iguais, a termos uma fé inabalável, a conhecermos a verdade revelada nas Escrituras, a termos uma conduta moral reta, nos tornando melhores para os outros, humildes, honestos solícitos e solidários, puros de corpo e de mente, íntegros e semeadores da paz que vem de Deus!


Uma abraço fraterno!

Reflexão: Alessandro Borges






225 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page